SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue10The sexuality of HIV-positive adolescents: rights and challenges for healthcarePediatric care in Brazil's Unified Health System: reflections on the role of pediatricians in Family Healthcare Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MELO, Monica Cristina Batista de; BARROS, Érika Neves de  and  ALMEIDA, Andréa Maria Lages Gomes de. A Representação da violência em adolescentes de escolas da rede pública de ensino do Município do Jaboatão dos Guararapes. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.10, pp. 4211-4221. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001100026.

A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano caracterizada por profundas modificações biopsicossociais que envolvem, além do adolescente, todo o seu meio familiar e social. Esta etapa na qual se pode contar com oportunidades de bons investimentos, encontra-se também cercada por diversos riscos, entre os quais a violência. Atualmente, principal causa de morte entre os jovens, a violência é considerada área de preocupação da Saúde Coletiva. A presente pesquisa teve como interesse investigar a representação da violência em adolescentes de escolas da rede pública de ensino do Município do Jaboatão dos Guararapes. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual os dados obtidos através de questionário foram analisados seguindo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a representação da violência como ato de causar danos a outrem, sendo sua forma física a mais citada; o uso de drogas foi assinalado como sua principal causa; um maior policiamento foi a estratégia de enfrentamento mais lembrada; a formação de família foi o projeto mais comentado. Como conclusão, percebe-se a relevância de uma maior discussão sobre formas mais veladas de violência, o que poderia contribuir para reflexões acerca de novas propostas de prevenção e para uma maior visibilidade do fenômeno.

Keywords : Adolescência; Violência; Representação social; Saúde coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese