SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue12Adaptation of Critical Time Intervention for use in Brazil and its implementation among users of psychosocial service centers (CAPS) in the municipality of Rio de JaneiroMental health and health insurance plans in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CAMPOS, Rosana Onocko et al. Saúde mental na atenção primária à saúde: estudo avaliativo em uma grande cidade brasileira. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.12, pp. 4643-4652. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001300013.

A Atenção Primária à Saúde é reconhecida mundialmente como a responsável pela solução dos principais problemas de saúde da comunidade, incluso a mental. O presente estudo buscou avaliar a articulação entre as redes de atenção primária e de saúde mental em regiões de alta vulnerabilidade social de uma grande cidade brasileira (Campinas - SP) através dos parâmetros: pesquisa avaliativa, participativa e predominantemente qualitativa. Foram definidos dois grupos pela técnica de clusters: um de Unidades Básicas de Saúde com maior grau de implantação das ações inovadoras e outro com menor grau de implantação. Posteriormente foi realizada uma comparação. O apoio matricial se mostrou potente para definir fluxos, qualificar as equipes e promover uma assistência conjunta e compartilhada. Detectou-se um papel estratégico do agente comunitário de saúde para identificar ofertas em potencial e propiciar escuta de forma mais próxima à população. As práticas de promoção à saúde ainda não estão consolidadas. Quando os arranjos possibilitam inserções dos profissionais em atividades extramuros, os usuários reconhecem e se apropriam dos espaços, possibilitando ações que se distanciam da tradicional queixa-conduta.

Keywords : Avaliação de programas e projetos de saúde; Atenção Primária à Saúde; Saúde Mental; Saúde Pública; Programa Saúde da Família; Sistema Único de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese