SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue12Instruments used to evaluate smoking habits: a systematic reviewDo the health benefits of cycling outweigh the risks? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ELIAS, Lucília de Almeida  and  BASTOS, Francisco Inacio. Saúde pública, redução de danos e a prevenção das infecções de transmissão sexual e sanguínea: revisão dos principais conceitos e sua implementação no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.12, pp. 4721-4730. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001300021.

Este artigo aborda o contexto histórico e o marco conceitual da implantação dos programas de redução de danos no campo da saúde pública, com ênfase nos programas brasileiros. A presente revisão teve como objetivo principal investigar a pertinência atual de tais programas no enfrentamento das infecções de transmissão sexual e sanguínea, em especial, a AIDS e a hepatite C. Os resultados sistematizados pela literatura nacional e internacional indicam que as ações práticas de redução de danos são mais efetivas quando integradas a outras medidas de saúde pública, guiadas por princípios em comum. Iniciativas de redução de danos afinadas com princípios de saúde pública não se prendem a modelos, nem se esgotam em cuidados de saúde propriamente ditos. Abrangem diversas modalidades de ações pragmáticas, com base em políticas públicas, devem estar em sintonia com a comunidade desde seu planejamento, e serem executadas em parceria com esta.

Keywords : Redução de danos; Saúde Pública; Abuso de substâncias; Patógenos de transmissão sanguínea; Doenças Sexualmente Transmissíveis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese