SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue12Alcohol consumption among high school students in the municipality of Passos - MGThe complexity of obesity and life after bariatric surgery: a public health issue author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

REHEM, Tania Cristina Morais Santa Barbara  and  EGRY, Emiko Yoshikawa. Internações por condições sensíveis à atenção primária no estado de São Paulo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.12, pp. 4755-4766. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001300024.

Internações Sensíveis à Atenção Primária se constitui num novo indicador, utilizado em alguns países, para medir indiretamente o funcionamento e a capacidade de resolução da Atenção Primária. Este estudo tem como objetivo apresentar o panorama das internações sensíveis à atenção primária no Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo ecológico, realizado no período de 2000 a 2007. Os dados foram gerados por município de residência do paciente e agregados por Departamentos Regionais de Saúde. Para obtenção dos mesmos foram utilizados os Sistemas de Informação do Ministério da Saúde e estimativa populacional do IBGE. As internações sensíveis à atenção primária no Estado seguem uma tendência de redução sugerindo relação com a adoção da Estratégia de Saúde da Família. Observa-se redução nas internações por diabetes e chama atenção o aumento de internações por doenças relacionadas ao pré-natal e parto. Considerando a publicação recente da Lista Brasileira de Diagnósticos, os estudos que se utilizem dela podem ser de grande valia para os gestores envolvidos com a atenção primária, podendo funcionar como balizadores de sua qualidade contribuindo para avaliação da implantação das políticas de saúde no Brasil.

Keywords : Políticas de saúde; Atenção primária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese