SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue12Spatial patterns of tuberculosis and its association with living conditions in the city of Ribeirão Preto in the state of São PauloApplicability of the analysis by multiple cause of death by cervical cancer: the experience in Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BARROS, Maria Elizabeth Barros de; GUEDES, Carla Ribeiro  and  ROZA, Monica Maria Raphael. O apoio institucional como método de análise-intervenção no âmbito das políticas públicas de saúde: a experiência em um hospital geral. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.12, pp. 4803-4814. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001300029.

O artigo aborda a construção de um método de análise/intervenção no âmbito das políticas públicas de saúde, que se delineia de forma articulada aos princípios da Política Nacional de Humanização do SUS em um hospital geral. Apresenta o apoio institucional como um método que se expressa num modo de fazer que persegue a criação de grupalidade, a análise dos processos de trabalho e envolve a problematização dos modos de gestão. A Política Nacional de Humanização aposta na produção da saúde que implica em produção dos sujeitos. A produção da saúde é um processo em rede que envolve sujeitos, processos de trabalho, saberes e poderes. O desafio do apoio é fomentar nessa rede o exercício do protagonismo dos sujeitos e convocar o potencial criativo próprio da vida para a construção de novos modos de gerir o trabalho que não sejam novas formas de assujeitamento. O estudo pretende mostrar que por meio do apoio institucional é possível colocar em cena as forças implicadas na produção de saúde e com isso convocar os grupos a uma análise de suas implicações. Os efeitos produzidos indicam que esta é uma estratégia potente para a intervenção dos processos de trabalho no âmbito das políticas públicas de saúde.

Keywords : Políticas públicas de saúde; Política nacional de humanização; Apoio institucional; Saúde do trabalhador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese