SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue12Logic models from an evaluability assessment of pharmaceutical services for people living with HIV/AIDSEvaluation of prenatal assistance in the point of view of puerperas and hetalth care professionals author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BARROS, João Paulo Pereira  and  JORGE, Maria Salete Bessa. Vozes da loucura cantada: sentidos sobre a loucura e o louco em canções brasileiras. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.12, pp. 4845-4854. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001300033.

O artigo resulta de uma pesquisa que objetivou compreender os sentidos sobre a loucura e o louco que atravessam canções brasileiras contemporâneas. As considerações de Michael Foucault sobre a História da Loucura e as de Mary Jane Spink sobre práticas discursivas e a produção de sentidos formaram as bases teóricas do estudo. A metodologia consistiu na realização de uma cartografia da circulação de sentidos sobre o louco e a loucura em trinta canções reunidas pelo motor de busca Google. Os resultados da cartografia indicam a polifonia do discurso literomusical e apontam uma paisagem discursiva heterogênea onde se destacam cinco zonas de sentido sobre a loucura e o louco. Conclui-se que estes signos estão em disputa no dia-a-dia, sendo que alguns sentidos circulantes nas canções remetem a modos instituídos de lidar com essa situação, enquanto outros podem constituir vetores de subjetivações fugidias às normalizações cotidianas. Assim, ao realçar algumas conformações simbólicas que perpassam o imaginário social, o artigo chama a atenção para a relevância de o campo multidisciplinar da saúde mental escutar as vozes sociais sobre as várias loucuras, perscrutando suas condições de produção e suas possíveis ressonâncias.

Keywords : Práticas discursivas; Produção de sentidos; Louco; Loucura; Cartografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese