SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue12Voices of madness in song: outlooks on madness and the insane in Brazilian songsThe invisibility of serodiscordance in care for people with HIV/AIDS author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LIBERA, Beatriz Della et al. Avaliação da assistência pré-natal na perspectiva de puérperas e profissionais de saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.12, pp. 4855-4864. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001300034.

O objetivo do estudo foi avaliar a assistência pré-natal em uma maternidade pública segundo a perspectiva de puérperas e profissionais de saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual participaram 19 puérperas e 6 profissionais de saúde. Foram aplicadas as técnicas da entrevista semiestruturada com as puérperas e de grupo focal com os profissionais. A análise do discurso dos participantes teve como referencial metodológico a Hermenêutica de Profundidade. Os principais resultados evidenciaram o enaltecimento do profissional de saúde por parte das usuárias. Segundo os profissionais, as gestantes apresentavam um conhecimento "errado" sobre saúde durante a gravidez. Sobre o atendimento na Nutrição, as puérperas destacaram a possibilidade de diálogo, e o apoio e o incentivo recebidos durante as consultas. Concluindo, a educação em saúde no pré-natal deve levar em consideração que cada mulher é um sujeito único e que carrega consigo sua própria cultura. A formação do vínculo torna-se crucial para o maior envolvimento da gestante nas questões relacionadas à sua saúde.

Keywords : Percepção social; Gestação; Nutrição materna; Pré-natal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese