SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Morbidity profile and the standard of access to health services for elderly practitioners of physical activitiesAwareness about Aids among elderly males and young adults: a study of the perception of this disease author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LIMA, Maria Luiza Lopes Timóteo de et al. Assistência em reabilitação para vítimas de acidentes e violência: a situação dos municípios em Pernambuco, Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 33-42. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000100006.

Foi realizada uma análise diagnóstica da assistência em reabilitação para vítimas de acidentes e de violência em municípios de Pernambuco, Brasil, com mais de 100 mil habitantes. O desenho da investigação foi transversal e descritivo. Por contemplar a visão de vários informantes e empregar uma variedade de técnicas de coleta, foram adotados os princípios da triangulação de métodos. Foram investigados sete municípios e 21 Serviços de Reabilitação, com a aplicação de entrevista ao gestor municipal, para mapear e selecionar os serviços a serem analisados, e de questionário aos gerentes dos serviços, para identificação da unidade, caracterização das atividades e descrição da estrutura. Os resultados apontaram que mais da metade dos serviços realizam apenas atendimentos em grupo, prevenção de sequelas e estimulação neuropsicomotora. O quadro profissional dos 21 Serviços é composto por 273 pessoas, o Fisioterapeuta tem maior representatividade (34,8%), seguido do Psicólogo (13,5%) e do Fonoaudiólogo (12,8%). Apenas um município realiza dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares para locomoção. Foram observados déficits de oferta de alguns tipos de atendimento e discrepâncias na distribuição geográfica desses serviços, nas diferentes regiões do Estado.

Keywords : Violência; Acidentes; Serviços de saúde; Reabilitação; Política de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese