SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Epidemiology and organization of health services: diabetes mellitus in a community of the city of Porto AlegreMore human than human: halitosis as the hallmark of pathological dental omission author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BLATT, Carine Raquel et al. Conhecimento popular e utilização dos medicamentos genéricos na população do município de Tubarão, SC. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 79-87. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000100011.

Embora os genéricos tenham sido introduzidos no país para oferecer alternativa mais acessível aos medicamentos de referência, representam apenas 14% das vendas em unidades no conjunto do mercado farmacêutico. O objetivo deste trabalho foi pesquisar o nível de conhecimento e o grau de utilização de genéricos em residentes do município de Tubarão, SC. Para isso, realizou-se um estudo transversal com uma amostra de 234 entrevistados, estratificada por bairro. Quanto ao grau de utilização, a maioria dos entrevistados já havia utilizado genéricos, e metade possuía pelo menos um exemplar dessa opção em casa. Para verificar o conhecimento sobre os diferentes tipos de medicamentos, realizou-se um teste de identificação de figuras de embalagens representativas das versões genérico, de referência e similar do paracetamol e do atenolol, 91,0% dos sujeitos identificaram corretamente todas as figuras. Ser de classe econômica mais elevada, já ter utilizado medicamento genérico, acreditar que o genérico tem o mesmo efeito que o medicamento de referência, encontrar medicamentos genéricos nas farmácias com facilidade e costumar comprar o genérico foram fatores associados positivamente com a identificação correta.

Keywords : Medicamento genérico; Conhecimento popular; Uso de medicamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese