SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1More human than human: halitosis as the hallmark of pathological dental omissionTuberculosis in day-to-day medical practice and the boomerang effect of neglect author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ABOIM, Sofia. Risco e prevenção do HIV/Aids: uma perspectiva biográfica sobre os comportamentos sexuais em Portugal . Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 99-112. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000100013.

Com base num inquérito representativo da população portuguesa entre 18 e 65 anos, realizado em 2007, este estudo investiga o impacto de fatores de curso de vida sexual sobre os comportamentos e as percepções do risco entre 3055 homens e mulheres heterossexuais. Através de indicadores relativos ao número, à identidade e à sequência de parceiros sexuais ao longo da vida, identificaram-se vários perfis de biografia sexual, desde formas de sexualidade ocasional e de recurso ao sexo pago, mais associadas aos homens, a perfis de parceiro único, mais comuns entre as mulheres. A realização de análises de regressão linear permitiu avaliar o impacto preditivo das biografias sexuais sobre o uso do preservativo e os comportamentos de prevenção. Os dados mostram que as biografias sexuais são importantes para explicar a prevalência do uso de preservativo nas relações com diferentes parceiros. Por outro lado, o receio da infecção e os conhecimentos sobre as formas de transmissão do HIV influenciam a mobilização cognitiva de estratégias de prevenção e de mudança de comportamentos. Todavia, o uso do preservativo parece mais dependente do curso de vida sexual e das interações situadas entre parceiros.

Keywords : Síndrome de imunodeficiência adquirida; Doenças sexualmente transmissíveis; Comportamento sexual; Biografias sexuais; Fatores de risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese