SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Risk-taking and HIV/Aids prevention: a biographical approach to sexual behavior in PortugalSocial determinants of health in the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SELIG, Lia et al. A tuberculose no cotidiano médico e o efeito bumerangue do abandono. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 113-122. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000100014.

O objetivo do estudo foi conhecer a percepção e os sentimentos dos médicos sobre a tuberculose (TB) no Rio de Janeiro. Onze médicos de um hospital público de grande porte foram submetidos a uma entrevista semiestruturada. O processo investigativo teve como base a fenomenologia hermenêutica-dialética. As falas dos depoentes foram analisadas com o objetivo de identificar e compreender no seu discurso suas vivências sobre o seu viver-ser-estar-adoecer que estivessem relacionadas à TB. Dentre as categorias identificadas, o abandono foi abordado neste artigo em suas quatro dimensões: o respeito, a responsabilidade, as condições de atendimento e o mal-estar. Percebe-se o efeito bumerangue do abandono: aquele que abandona também é abandonado. Outros sentimentos referidos foram os de desmotivação, revolta e de frustração. É preocupante a saúde mental dos médicos submetidos à sobrecarga de trabalho e em condições inadequadas. Questiona-se como cuidadores nestas condições podem exercer sua função de cuidar. Concluímos que controlar a TB bem como alcançar os demais objetivos do SUS deve envolver uma política de recursos humanos que responda às questões apresentadas.

Keywords : Política de saúde; Condições de trabalho; Esgotamento profissional; Assistência à saúde; Tuberculose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese