SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Team Work and Interdiciplinarity: Challenges facing the implementation of Comprehensive Outpatient Care for People with HIV/Aids in PernambucoReflections on community-based rehabilitation strategy (CBR): the experience of a CBR program in Bolivia author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FIRMINO, Karleyla Fassarelo; ABREU, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de; PERINI, Édson  and  MAGALHAES, Sérgia Maria Starling de. Utilização de benzodiazepínicos no Serviço Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano, Minas Gerais . Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 157-166. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000100018.

Neste estudo foram avaliadas as indicações de benzodiazepínicos no Serviço Municipal de Saúde de Coronel FabricianoMG, verificando sua conformidade com o preconizado pela literatura. O estudo avaliou todas as receitas desses medicamentos provenientes das Unidades Municipais de Saúde no período de Setembro a Outubro de 2006, os formulários de indicação clínica preenchidos pelo prescritor e cadastros informatizados do serviço. Analisaram-se 1.866 receitas, sendo 59,7% do Diazepam e o restante do Clonazepam. A Dose Diária Definida por mil habitantes por dia foi de 24,69 para o Diazepam e de 3,58 para o Clonazepam. Cerca de 50% das indicações relatadas pelos médicos foram como hipnótico ou ansiolítico, 21,9% para "uso crônico/dependência" e o restante para outras indicações. Das receitas que atenderam aos critérios de inclusão para análise da adequação da indicação (1618), cerca de 70% foram consideradas não adequadas, tendo em vista a indicação e o tempo de tratamento. Houve um alto percentual de inadequação na utilização de benzodiazepínicos, principalmente pelo uso prolongado e para atender a casos considerados pelos prescritores como uso crônico/dependência. Assim, há responsabilidade do serviço de saúde na manutenção da dependência.

Keywords : Benzodiazepínicos; Uso racional; Diazepam; Sistemas de saúde; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese