SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Reflections on community-based rehabilitation strategy (CBR): the experience of a CBR program in BoliviaEvaluation of the System of Sanitary Vigilance of Blood at the federal level, Brazil, 2007 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BORGES, José Wicto Pereira; PINHEIRO, Nádia Marques Gadelha  and  SOUZA, Ana Célia Caetano de. Hipertensão comunicada e hipertensão compreendida: saberes e práticas de enfermagem em um Programa de Saúde da Família de Fortaleza, Ceará. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 179-189. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000100020.

Objetivou-se estudar as práticas de comunicação de enfermeiras na Consulta de Enfermagem de hipertensão arterial no Programa de Saúde da Família de Fortaleza, Ceará, desvelando os elementos geradores de assimetria de poder entre enfermeira e hipertenso manifestos na linguagem. Tem como referenciais teóricos a Análise do Discurso Crítica e Pragmática. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, qualitativo no qual se desenvolveu uma Observação Participante em uma Unidade Básica de Saúde da Família. Emergiram os seguintes discursos: a enfermeira como maestrina da interação com comandos discursivos, verbal e não verbalmente; o hipertenso como sujeito assujeitado pela enfermeira; o corpo da enfermeira como instrumento articulado que comunica um corpo social da prática; o corpo do hipertenso como instrumento que suporta uma carga imaginária de poder; a interação enfermeiro hipertenso em uma situação unilateralizada, assujeitando o hipertenso a seguir ordens. A relação enfermeira-hipertenso se desenvolve assimetricamente construída sobre materiais simbólicos das práticas sociais sob a legitimação do paradigma da consulta de Enfermagem em curso em nossa sociedade.

Keywords : Hipertensão; Consulta de enfermagem; Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese