SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Analysis of Cost-effectiveness of screening for breast cancer with conventional mammography, digital and magnetic resonance imagingInternational experiences and trends in health care models for the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BACKES, Dirce Stein; BACKES, Marli Stein; ERDMANN, Alacoque Lorenzini  and  BUSCHER, Andreas. O papel profissional do enfermeiro no Sistema Único de Saúde: da saúde comunitária à estratégia de saúde da família . Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 223-230. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000100024.

Objetiva-se, com este trabalho, possibilitar um olhar retrospectivo do papel profissional do enfermeiro no Sistema Único de Saúde brasileiro, bem como compreender o significado de sua prática social neste campo de discussões e significações teórico-práticas. Utilizou-se como referencial metodológico a Grounded Theory e como técnica de coleta de dados a entrevista, realizada entre maio a dezembro de 2007, com 35 profissionais da saúde e outros. A codificação e análise dos dados evidenciaram que o Sistema Único de Saúde e, de modo especial a Estratégia Saúde da Família, podem/devem ser considerados estratégias facilitadoras e estimuladoras do processo de ampliação e consolidação do cuidado de enfermagem como prática social empreendedora, à medida que sinalizam para uma nova abordagem de intervenção comunitária, pela valorização do ser humano como um ser singular e multidimensional, inserido em seu contexto real e concreto.

Keywords : Papel do enfermeiro; Enfermagem em Saúde Comunitária; Saúde coletiva; Sistema Único de Saúde; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese