SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1The role of the nurse in the Brazilian Unified Heath System: from community health to the family health strategyDiabetes mellitus: reasons for prevalence in different geographic regions of Brazil, 2002 2007 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VERAS, Renato Peixoto. Experiências e tendências internacionais de modelos de cuidado para com o idoso. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 231-238. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000100025.

A profunda transformação socioeconômica do Brasil é impulsionada, inclusive, pela mudança demográfica. Gastos em saúde aumentarão devido ao aumento da população idosa e ao maior uso dos serviços de saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou uma resolução que incentiva a participação de beneficiários de planos de saúde em programas de envelhecimento ativo, com a possibilidade de descontos nas mensalidades. Assim, idosos passam a receber benefícios pecuniários para aderir a programas de saúde preventiva e de detecção precoce de doenças. Avaliamos as perspectivas nos Estados Unidos e no Reino Unido, analisando seus erros e acertos, aprendizado que talvez permita a formulação de ações de saúde mais adequadas para nossos idosos e com melhor relação custo-benefício. Este artigo de Opinião visa demonstrar às operadoras brasileiras que é hora de mudar e estimular a discussão sobre a necessidade de novas estratégias. O foco criativo deve ser dirigido ao cuidado dos idosos, que são os que mais sofrem os efeitos de sua própria fragilidade e os que mais demandam serviços de saúde.

Keywords : Envelhecimento; Gastos em saúde; Modelos assistenciais; Promoção da saúde; Manutenção da capacidade funcional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese