SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Evolution of physical fitness and functional capacity in active elderly women over 50 years of age according to chronological age in Santos city author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

WEICHENTHAL, Scott; MOASE, Connie  and  CHAN, Peter. Revisão sobre a exposição aos pesticidas e a incidência de câncer em estudo de coorte da saúde dos agricultores. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 255-270. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000100028.

Nós revisamos evidências epidemiológicas relacionadas à exposição ocupacional a pesticidas e à incidência de câncer no Estudo da Saúde Agrícola (AHS). Descobertas relacionadas com a vida-dia e / ou intensidade do tempo de vida-dia do uso de agrotóxicos são o foco principal desta revisão, porque estas medidas permitem a avaliação do potencial das relações de exposição-resposta. A maioria dos 32 pesticidas examinados não foram fortemente associados à incidência de câncer em aplicadores de pesticidas. Um aumento da taxa e padrões de resposta-exposição positivos foram reportados em 12 pesticidas registrados atualmente nos Estados Unidos e Canadá. A classificação de exposição incorreta também é uma preocupação para o AHS e pode limitar a análise dos padrões de resposta-exposição. É necessário um acompanhamento contínuo para clarificar as associações reportadas até hoje. Em particular, é necessária uma avaliação mais profunda dos pesticidas registrados.

Keywords : Estudo de saúde agrícola; Câncer; Pesticidas; Revisão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English