SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Evaluation of the impact on quality of life caused by oral health problems in adults and the elderly in a southeastern Brazilian cityComparison of eating attitudes among university students from the five Brazilian regions author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VANDENBERG, Laura N. et al. Estudos de biomonitoração do sistema urinário, circulatório e tecidos indicam grande exposição ao Bisfenol A. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 407-434. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000200015.

Bisfenol A (BPA) é um dos produtos químicos mais produzido em todo o mundo, e a exposição humana a ele é considerada onipresente. Assim, há preocupações de que a quantidade de BPA para o qual os seres humanos estão expostos podem causar efeitos adversos à saúde. Nós examinamos muitas possibilidades sobre o porquê estudos de biomonitorização e toxicocinética podem chegar a conclusões aparentemente conflitantes. Mais de 80 estudos publicados de biomonitorização humana que mediram a concentração de BPA em tecidos humanos, urina, sangue e outros fluidos, juntamente com dois estudos de toxicocinética do metabolismo humano BPA foram examinados. BPA não conjugado foi detectado no sangue (nonanogramas por mililitro gama), e BPA conjugado foi detectado na grande maioria das amostras de urina. Em contraste, estudos de toxico-cinética propuseram que os seres humanos não são internamente expostos ao BPA. Dados disponíveis de estudos de biomonitorização indicam que a população em geral está exposta ao BPA e em risco de exposição interna ao BPA não conjugado. Os dois estudos de toxicocinética, que sugeriram a exposição humana ao BPA é insignificante, têm deficiências significativas e estão diretamente refutados por outros estudos e, portanto não são confiáveis para fins de avaliação de risco.

Keywords : Disruptor endócrino; Exposição humana; Modelo PBPK/PBTK; Gravidez; Avaliação de risco; Toxicocinética.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English