SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Comparison of eating attitudes among university students from the five Brazilian regionsPractical food and nutrition education: some points for reflection author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CARMO, Liliane Fernandes do et al. Concentração de sódio e glicose em soro de reidratação oral preparado por Agentes Comunitários de Saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 445-452. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000200017.

A diarreia infantil é importante causa de morbimortalidade, sendo indicativo para terapia de reidratação oral (TRO). Este estudo objetivou avaliar o teor de sódio e glicose em soro de reidratação oral preparado por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS), caracterizando o perfil e o conhecimento destes sobre a TRO. Após responderem questionário com informações profissionais e sobre a TRO, os ACS a prepararam por três métodos. O teor de glicose e de sódio das TRO foi determinado e comparado ao proposto pela OMS. Na análise estatística foram utilizados ANOVA, Tukey e odds ratio. Participaram do estudo 52 ACS, majoritariamente mulheres e com ensino médio completo (90,4%). A adequação da TRO foi de 3,9; 9,8 e 28,9% para a colher caseira, colher medida e punhado pitada, respectivamente. O preparo da TRO com a colher caseira resultou em 88,0% das amostras com teor de sódio perigoso à saúde (>101 mmol/L). Entre os ACS, 38,5% tinham menos de 2 anos de trabalho, com risco 4,8 vezes maior de preparar TRO inadequada em sódio. Os ACS referiram indicar a TRO no tratamento da diarreia infantil, desconhecendo efeitos colaterais do preparo inadequado. A composição da TRO produzida pelos ACS foi inadequada em todos os métodos. É recomendável treinamento dos ACS no preparo da TRO.

Keywords : Diarreia infantil; Sódio; Glicose; Educação em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese