SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Regulation of publicity for children's food as a strategy for promotion of healthUse of medication among hospital workers author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BIANCHIN, Mariana Domingues; BLATT, Carine Raquel; SOARES, Alessandra de Sá  and  KULKAMP-GUERREIRO, Irene Clemes. Avaliação da qualidade de comprimidos de propranolol e enalapril distribuídos no sistema público de saúde em uma cidade do sul do Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 491-498. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000200022.

A aquisição de medicamentos no serviço público de saúde brasileiro através de licitação com critério de menor preço gera preocupação com a qualidade dos produtos distribuídos à população. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade dos comprimidos de Enalapril 10 mg e Propranolol 40 mg adquiridos através de processo licitatório e distribuídos na rede pública de saúde de um município catarinense durante o período de um ano. Foram analisados: o aspecto visual, o peso médio, a friabilidade, o teor de fármaco e o tempo de dissolução. De um total de sete lotes, cinco apresentaram desvio da qualidade. Encontraram-se irregularidades no aspecto visual, peso médio, friabilidade e teor de princípio ativo. A avaliação dos medicamentos além de assegurar que os medicamentos dispensados na rede pública possuem qualidade e que podem ser utilizados com segurança pelos pacientes é também uma ferramenta para a qualificação de fornecedores e um subsídio para o aprimoramento do processo licitatório. Sugere-se a implantação de um sistema de gestão da qualidade que inclua a qualificação de fornecedores, o aperfeiçoamento do processo de licitação, incluindo especificações claras sobre a qualidade dos medicamentos adquiridos, bem como o monitoramento da qualidade integrado a ações de farmacovigilância.

Keywords : Controle de qualidade; Aquisição; Medicamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese