SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Qualitative analysis: theory, steps and reliabilityCartography of healthcare for pregnant women author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TRAD, Leny Alves Bomfim. Trabalho de campo, narrativa e produção de conhecimento na pesquisa etnográfica contemporânea: subsídios ao campo da saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.3, pp. 627-633. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300008.

Neste artigo desenvolvo um exercício de reflexão em torno das peculiaridades da pesquisa etnográfica contemporânea, assinalando alguns desafios inerentes a este processo. A discussão se centrará, especialmente, nos seguintes aspectos: os limites impostos pela notória abreviação do tempo de imersão no campo; os desafios na aprendizagem do trabalho etnográfico, seja nos processos de observação ou interação no campo, seja na tarefa de produção textual; questões de caráter epistemológico e ético que merecem uma atenção especial no por parte dos praticantes da abordagem etnográfica e da comunidade científica em geral. Considero, especialmente, oportuno promover o debate em torno do método etnográfico, abordando suas peculiaridades, complexidade operacional e potencialidades enquanto ferramenta de produção de conhecimento, na esfera da saúde/ saúde coletiva, tendo em vista o incremento notável desta abordagem neste campo.

Keywords : Antropologia reflexiva; Etnografia em saúde; Trabalho de campo; Narrativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese