SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Field work, narrative and knowledge production in contemporary ethnographic research: a contribution to the field of healthInnovation in mental health from the perspective of users: a community movement in the Northeast of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SILVA, Raimunda Magalhães da et al. Cartografia do cuidado na saúde da gestante. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.3, pp. 635-642. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300009.

Utilizou-se a cartografia como método para mapear a trajetória do cuidado à gestante no serviço da atenção básica. O campo de estudo foram nove Unidades Básicas de Saúde do Município de Juazeiro do Norte (CE). Participaram 15 mulheres que estavam entre 37 e 39 semanas de gestação, com as quais foram realizadas entrevistas nos meses de janeiro a junho de 2010. Os achados da cartografia foram descritos em etapas no fluxograma e revelaram lacunas no serviço do pré-natal, tais como o número reduzido da realização do exame da citologia oncótica e o déficit de atividades educativas. Observou-se, entretanto, certa resolubilidade na assistência à gestante, pois vários depoimentos demonstraram satisfação em relação ao serviço. A boa relação desenvolvida com o profissional foi o principal motivo que as levou a continuar o tratamento. Este fato reforça a importância do vínculo e do diálogo entre profissionais e gestantes para a adesão e sucesso do pré-natal.

Keywords : Gestação; Cartografia; Cuidado Integral; Pré-Natal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese