SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Quality of food: perceptions of 'Bolsa Familia' program participantsQuality of life of women recovering from breast cancer after being subjected to mastectomies compared with those who had conservative surgery: a review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FURTADO, Juarez Pereira  and  LAPERRIERE, Hélène. Parâmetros e paradigmas em meta-avaliação: uma revisão exploratória e reflexiva. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.3, pp. 695-705. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300016.

A avaliação da avaliação não é um simples jogo de palavras ou uma indagação sobre quem avalia a avaliação. Muito mais do que isso, trata-se de avaliar os diversos componentes de um processo avaliativo e os próprios avaliadores. No presente artigo, pretendemos abordar algumas possibilidades da meta-avaliação no campo da avaliação de programas e serviços: fomentar a interação entre a produção teórica e prática no campo; auxiliar no balizamento de métodos e estratégias em uma área marcada por interesses políticos e pela profusão de possibilidades metodológicas; e fomento do rigor ético e científico das práticas avaliativas. Concluiremos esta resenha exploratória da literatura discutindo algumas questões históricas e políticas envolvendo a avaliação e a meta-avaliação de programas e serviços, apresentando críticas às pretensões universalistas e igualitárias presentes em alguns posicionamentos.

Keywords : Meta-avaliação; Avaliação de programas e serviços; Epistemologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese