SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Parameters and paradigms for meta-evaluation: an exploratory and reflective reviewSelf-evaluation of posture by elderly people with or without thoracic khyposis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MAJEWSKI, Juliana Machado; LOPES, Aline Daniela Fernandes; DAVOGLIO, Tárcia  and  LEITE, José Carlos de Carvalho. Qualidade de vida em mulheres submetidas à mastectomia comparada com aquelas que se submeteram à cirurgia conservadora: uma revisão de literatura. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.3, pp. 707-716. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300017.

Este estudo revisa a literatura sobre a qualidade de vida (QV) de mulheres com câncer de mama submetidas à mastectomia comparadas àquelas que realizaram cirurgia conservadora. A seleção final resultou em oito ensaios clínicos randomizados. Os estudos foram comparados quanto ao momento em que a QV foi avaliada, se durante ou após o tratamento, quanto aos instrumentos que mensuraram a QV, e quanto à metodologia e resultados. Os resultados de quatro estudos apontam para maior impacto negativo na QV em mulheres mastectomizadas; outros quatro estudos não evidenciam diferenças na QV entre os grupos que passaram pelos dois tipos de intervenção. Medidas objetivas de QV poderão ajudar a identificar situações potencialmente difíceis da vida diária e auxiliar no planejamento de ações de promoção da saúde de mulheres que passaram por cirurgia para câncer de mama.

Keywords : Câncer de mama; Mastectomia; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese