SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Gender and work: the experience of providers of health services to indigenous women from Guerrero and OaxacaPrevalence of overweight and obesity in elderly people from Vitória-ES, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

OLIVEIRA, Elizabete Regina Araújo de et al. Gênero e qualidade de vida percebida: estudo com professores da área de saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.3, pp. 741-747. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300021.

O rápido processo de mudanças na economia global nos últimos anos e a organização do trabalho configuram as relações de gênero no trabalho docente. Essas transformações têm favorecido a situação desvantajosa da mulher, deixando-a em uma situação de sobrecarga ocupacional. Foram analisadas as condições de trabalho de Professoras do ensino superior da área da saúde em Vitória, no Estado do Espírito Santo, e suas implicações sobre a saúde e qualidade de vida. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas e para a análise empregou-se a análise de conteúdo de Bardin, possibilitando a abordagem de três categorias: lazer, descanso e saúde; sentimentos de perda da interação social e familiar; e qualidade de vida percebida. Os resultados apresentam relatos relacionados à ausência de lazer com consequentes distúrbios do sono favorecendo doenças psíquicas; excesso de trabalho; alterações significativas na forma de organização do mesmo, comprometimento da interação social e familiar, com influência sobre a saúde e a qualidade de vida. O trabalho executado pelas professoras da área da saúde contribui para o desenvolvimento do processo de adoecimento, com influência sobre a sua vida familiar, amorosa, social, ambiental e profissional, com perda da qualidade de vida.

Keywords : Gênero; Qualidade de vida; Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese