SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Indicators of the pharmaceutical care service at the University of Southern Santa CatarinaInterpersonal relations between health professional and pregnant adolescents: distances and approaches of integral and humanized care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SANCHO, Leyla Gomes  and  DAIN, Sulamis. Avaliação em Saúde e Avaliação Econômica em Saúde: introdução ao debate sobre seus pontos de interseção. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.3, pp. 765-774. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300024.

O estudo pretende inferir a existência, ou não, de um continuum entre a Avaliação em Saúde e a Avaliação Econômica em Saúde ao evidenciar os pontos de interseção entre essas formas de avaliação. Para tanto se realizou uma revisão bibliográfica no que concerne à fundamentação teórica, métodos e enfoques de ambas as formas de avaliação. Tomando por base a fundamentação teórica dos modelos de avaliação em saúde, normativa e pesquisa avaliativa, como referida por Hartz et al., e as abordagens teóricas da avaliação econômica, welfarista e extrawelfarista, referidas por Brouwer et al., concluiu-se que há um continuum, entre o modelo da pesquisa avaliativa, adotada na avaliação em saúde, e a abordagem teórica extrawelfarista da avaliação econômica em saúde e entre a abordagem normativa da avaliação em saúde e o enfoque welfarista da avaliação econômica em saúde. No que tange, entretanto, à prática avaliativa no dia a dia das instituições, os estudos realizados, em geral, ainda são concebidos sob um enfoque normativo e sob uma abordagem welfarista.

Keywords : Avaliação em saúde; Avaliação econômica em saúde; Teoria econômica; Avaliação normativa; Pesquisa avaliativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese