SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Evaluation of Management for Health Planning in municipalities in the State of Santa CatarinaEvaluation of the capability of decentralized management of epidemiological surveillance in the state of Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ESPIRITO SANTO, Antônio Carlos Gomes do; FERNANDO, Virgínia Conceição Nascimento  and  BEZERRA, Adriana Falangola Benjamin. Despesa pública municipal com saúde em Pernambuco, Brasil, de 2000 a 2007. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.4, pp. 861-871. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000400009.

Com o objetivo de identificar o impacto produzido pelas medidas de macropolítica postas em prática na segunda metade dos anos noventa no crescimento do valor da despesa pública com saúde e na possível redução da desigualdade alocativa, foi realizado um estudo descritivo, transversal, de natureza quantitativa, abrangendo os 184 municípios de Pernambuco. Utilizaram-se dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, elegendo-se como indicador a Despesa com saúde sob a responsabilidade do município por habitante. Foi analisada a correlação desta variável com o Índice Desenvolvimento Humana municipal, o porte populacional e o valor do orçamento municipal per capita. Ficou demonstrado que embora o crescimento percentual dos gastos municipais com saúde seja em média de 190,76%, os valores per capita ainda se mostram bastante reduzidos situando-se em torno de R$183,79, bem abaixo das médias nacional e macrorregional. Tanto a despesa per capita com saúde quanto seus percentuais de crescimento distribuem-se de forma bastante irregular entre as regiões de saúde e entre os municípios de uma mesma região. Conclui-se que existe profunda desigualdade entre os municípios na distribuição dos recursos públicos para a saúde, a despeito das medidas de macropolítica adotadas com vistas a sua redução.

Keywords : SUS; Economia da saúde; Financiamento em saúde; Siops.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese