SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4SUS management and monitoring and evaluation practices: possibilities and challenges for building a strategic agendaEvaluation of performance of health systems: a model for analysis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MIRANDA, Alcides Silva de; CARVALHO, André Luis Bonifácio de  and  CAVALCANTE, Caio Garcia Correia Sá. Subsídios sobre práticas de monitoramento e avaliação sobre gestão governamental em Secretarias Municipais de Saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.4, pp. 913-920. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000400013.

O que os dirigentes de Secretarias Municipais de Saúde (SMS) referem e relatam acerca do monitoramento e avaliação sistemática da própria gestão governamental? O propósito desta publicação é apresentar subsídios para a formulação de hipóteses plausíveis acerca de tais processos e práticas institucionais, a partir de informações produzidas em estudo exploratório. Trata-se de estudo de casos múltiplos, com análise quanti-qualitativa sobre respostas a um questionário semiestruturado aplicado a dirigentes governamentais de uma amostra sistemática de 577 Secretarias Municipais de Saúde (10,4 % do total no Brasil), selecionadas e estratificadas por distribuição proporcional nas unidades federativas e por portes populacionais de municípios. De um modo geral, denota-se que aproximadamente metade dos respondentes utiliza informações de Monitoramento Avaliação em Saúde para subsidiar processos decisórios, planejamento e outros enfoques de gestão. Esta proporção tende a diminuir em municípios de menores portes populacionais. Há lacunas específicas e significativas nos gerenciamento financeiro, de pessoal e de situações de crises. A consubstanciação de hipóteses reforça a constatação de que estes processos encontram-se ainda em fase incipiente.

Keywords : Avaliação em saúde; Organização e administração; Gestão em saúde; Indicadores de gestão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese