SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue7Accessibility for people with disabilities or permanent mobility restrictions to the Unified Health SystemFunding, public spending and management of health resources: the current situation in a Brazilian State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TURRIONI, Ana Paula Silveira et al. Avaliação das ações de educação na saúde bucal de adolescentes dentro da Estratégia de Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.7, pp. 1841-1848. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000700023.

OBJETIVO: avaliar as ações de educação na saúde bucal de adolescentes dentro da Estratégia de Saúde da Família. METODOLOGIA: foi aplicado um questionário e realizado exame clínico avaliando biofilme e inflamação gengival em 80 adolescentes antes e depois das intervenções. Um estudo qualitativo da técnica de escovação também foi realizado em 15 adolescentes pertencentes à amostra. RESULTADOS: observou-se melhora na higiene oral dos que participaram das ações na escola, aumento no número daqueles que apresentaram gengiva saudável ou inflamação leve no segundo exame nos grupos escola e visita domiciliar. Com relação ao consumo de doces, o grupo semanal e da escola apresentou diminuição entre o 1º e o 2º exames. Houve um aumento na frequência de escovação no grupo escola. CONCLUSÃO: diante da importância das ações educativas verificadas neste estudo, parece-nos importante o processo de capacitação e o planejamento conjunto das ações entre os profissionais da escola e os profissionais de saúde.

Keywords : Educação em saúde; Saúde bucal; Adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese