SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8Suicide in the elderly from a gender perspectiveFactors associated with suicide mortality among the elderly in Brazilian municipalities between 2005 and 2007 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FIGUEIREDO, Ana Elisa Bastos et al. Impacto do suicídio da pessoa idosa em suas famílias. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.8, pp. 1993-2002. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000800010.

Apresenta-se uma análise sobre o impacto do suicídio de idosos, na dinâmica de suas famílias. O artigo é fruto de um tipo de pesquisa qualitativa a que se denomina autópsia psicossocial e está baseado em entrevistas com familiares de 51 idosos suicidas de 10 cidades brasileiras. O estudo nessas localidades foi definido por levantamento epidemiológico que revelou a relevância do fenômeno. Foram vários os temas analisados na investigação. Mas este texto se debruça sobre como a família enfrentou a morte da pessoa idosa, suas impressões sobre o ato e as repercussões nos seus membros e na rede social. A partir da análise compreensiva dos depoimentos, foram construídos os seguintes núcleos de sentido: culpa pelo ato, isolamento social e suas manifestações na saúde, estigma e preconceito social, sofrimento familiar e perspectivas de superação, raiva e crença na improbabilidade do ato e atenção aos familiares. As famílias manifestaram sofrimento, tristeza e perplexidade pela morte do idoso, o que influi e tem repercussões na sua dinâmica e no âmbito individual. Tais consequências são diferenciadas nos locais pesquisados e dependendo das experiências da família com atos dessa natureza.

Keywords : Suicídio; Idoso; Família.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese