SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8Suicide Prevention Program: case study in a municipality in the south of BrazilPsychological and psychosocial autopsy on suicide among the elderly: a methodological approach author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MINAYO, Maria Cecília de Souza; GRUBITS, Sonia  and  CAVALCANTE, Fátima Gonçalves. Observar, ouvir, compartilhar: trabalho de campo para autópsias psicossociais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.8, pp. 2027-2038. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000800014.

O artigo descreve as etapas de realização do trabalho de campo da pesquisa. É possível prevenir a antecipação do fim? Suicídio de Idosos no Brasil e possibilidades de Atuação do Setor de Saúde, realizada em 10 municípios das cinco regiões do país. A amostra composta por 51 autópsias psicossociais abrangeu cinco idosos que faleceram por suicídio em nove municípios e seis em um deles. Oitenta e quatro familiares foram entrevistados. Trabalhou-se com um roteiro denominado autópsia psicossocial e com observação do contexto. Cada entrevista durou 60 minutos em média, e na maioria dos casos, houve mais de um encontro com os familiares. O estudo foi construído por meio de um processo coletivo que abrangeu compartilhamento da revisão bibliográfica, discussão do universo, das amostras, das estratégias de abordagem, dos resultados de campo e das análises empíricas. Este artigo destaca a preparação teórica, conceitual e prática dos pesquisadores; o processo de elaboração dos instrumentos para o trabalho de campo; informações sobre as fontes de dados existentes e sobre as efetivamente acessadas; apresentação de credencial institucional; entrada no contexto das famílias, dificuldades e estratégias para realização do estudo empírico; entrada e saída do campo; e impacto da pesquisa sobre os investigadores.

Keywords : Autópsia psicológica; Autópsia psicossocial; Suicídio; Idosos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese