SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8Race and the use of dental health services by the elderlyHealth status and physical activity levels among the elderly who are participants and non-participants in social welfare groups in Florianópolis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MITRE, Sandra Minardi; ANDRADE, Eli Iola Gurgel  and  COTTA, Rosângela Minardi Mitre. Avanços e desafios do acolhimento na operacionalização e qualificação do Sistema Único de Saúde na Atenção Primária: um resgate da produção bibliográfica do Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.8, pp. 2071-2085. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000800018.

As políticas públicas adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm passado por sucessivas transformações, buscando reafirmar a saúde como direito universal. O acolhimento, diretriz operacional da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (Humaniza SUS), vem ganhando contornos próprios e relevância na atenção primária à saúde (APS) para garantir acesso humanizado e resolubilidade às demandas de saúde dos usuários e das comunidades no Brasil. Realizou-se uma análise crítica da produção bibliográfica, no Brasil, no período de 1989 a 2009, sobre o acolhimento na operacionalização e qualificação do SUS na APS. As bases de dados consultadas foram SciELO, Lilacs e Medline. Os resultados apontaram avanços na ampliação do acesso aos serviços da APS e profissionais de saúde mais sensíveis às necessidades dos usuários e comunidades. A ausência de articulação em redes integradas, o excesso de demanda, o modelo biomédico hegemônico, a ausência de capacitação e de espaços democráticos e reflexivos para reorganizar o processo de trabalho em saúde têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, a potencialidade desta diretriz na operacionalização e qualificação do SUS.

Keywords : Acolhimento; Atenção Primária à Saúde; Programa de Saúde da Família; Sistema Único de Saúde; Política de saúde; Avaliação de serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese