SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8Health status and physical activity levels among the elderly who are participants and non-participants in social welfare groups in FlorianópolisThe configuration of the work of nurses in care of the elderly in the Family Healthcare Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

WANDERBROOCKE, Ana Claudia Nunes de Souza  and  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Significados de violência familiar contra o idoso na perspectiva de profissionais da Atenção Primária à Saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.8, pp. 2095-2103. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000800020.

O presente estudo de cunho qualitativo buscou analisar os significados atribuídos à violência familiar contra o idoso, por profissionais que atuam na atenção primária à saúde. Participaram 10 profissionais com diferentes formações, de uma unidade de saúde de referencia para idosos, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo os princípios da Grounded Theory. Os dados foram integrados e organizados em categorias, subcategorias e elementos de análise. Os resultados evidenciaram que os participantes demonstraram a expectativa de que a família funcione como amparo e proteção e que a violência familiar é o que fere esse princípio. O significado de violência familiar contra o idoso mostrou-se alicerçado na ideia "do idoso frágil e dependente", limitando a visualização de casos que não se enquadram nesse perfil.

Keywords : Idoso; Equipe de saúde; Violência familiar; Atenção primária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese