SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue8Meanings of family violence against the elderly from the standpoint of professionals in Primary HealthcarePhysical exercises to prevent falls: a clinical trial with institutionalized elderly in the city of Goiânia in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PINHEIRO, Gleide Magali Lemos; ALVAREZ, Angela Maria  and  PIRES, Denise Elvira Pires de. A configuração do trabalho da enfermeira na atenção ao idoso na Estratégia de Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.8, pp. 2105-2115. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000800021.

Este artigo teve como objetivo descrever a configuração do trabalho da enfermeira com o idoso na Estratégia de Saúde da Família (ESF), destacando as ações nas quais se concentram a sua atuação. Caracterizou-se como um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa que teve como informantes enfermeiras que atuam na ESF do município de Florianópolis/SC. As informações foram coletadas por meio da entrevista narrativa e os resultados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, originando três categorias temáticas e suas respectivas subcategorias: O cuidado individual: a consulta de enfermagem com o idoso; O cuidado coletivo: a atuação em grupos; e, O Cuidado no domicílio: a visita como espaço de atuação. Os resultados mostram que o trabalho da enfermeira na promoção da saúde do idoso na ESF vem estruturando-se com as demandas que emergem no cotidiano da população, apresentando algumas contradições em relação ao modelo de atenção em curso, situação que a coloca diante do desafio de revisar suas práticas e repensar os modos de operar o trabalho na atenção ao idoso, com vistas a desenvolver instrumentos e metodologias fundamentados em conhecimentos políticos e socialmente instituídos no intuito de conquistar e demarcar seu espaço de atuação no campo da saúde coletiva.

Keywords : Saúde do idoso; Promoção da Saúde; Programa de Saúde da Família; Enfermagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese