SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número9Conhecimento, consumo e acesso à contracepção de emergência entre mulheres universitárias no sul do Estado de Santa CatarinaFatores associados à incidência da malária em área de assentamento, município de Juruena, Mato Grosso, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Page  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

SHIMIZU, Helena Eri  e  CARVALHO JUNIOR, Daniel Alvão de. O processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família e suas repercussões no processo saúde-doença. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.9, pp. 2405-2414. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000900021.

Este estudo analisa a percepção dos trabalhadores da Estratégia Saúde da Família do Distrito Federal (ESF-DF) acerca de seu processo de trabalho e suas repercussões no processo saúde-doença. Pesquisa descritivo-transversal realizada com 243 trabalhadores da ESF-DF, sendo 139 agentes comunitários de saúde, 47 auxiliares de enfermagem, 41 enfermeiros e 11 médicos. Foram utilizadas quatro escalas (Avaliação do Contexto de Trabalho; Custo Humano no Trabalho; Sofrimento e Prazer, do Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento), validadas previamente. Evidencia-se um modo de gestão do processo de trabalho taylorizado, caracterizado pela divisão de trabalho entre formuladores e executores, pela repetição das tarefas, pela fiscalização de desempenho e pela fragilidade da comunicação formal entre os diferentes níveis hierárquicos. Esses fatores têm dificultado o processo de renormatização do processo de trabalho, por meio da confrontação das normas preexistentes e a realidade objetiva e subjetiva. Conclui-se que o processo de trabalho taylorizado, as precárias condições de trabalho e as exigências específicas dos cuidados das famílias e das comunidades em seu território provocam desgastes intensos, que apontam a necessidade de aprimoramento da sua gestão.

Palavras-chave : Saúde da família; Saúde do trabalhador; Atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português