SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue9Mobility and the risk of falls among elderly people of the community of São CarlosBody dissatisfaction among adolescents: a population-based study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GUARDIOLA-WANDEN-BERGHE, Rocío; SANZ-VALERO, Javier  and  WANDEN-BERGHE, Carmina. Avaliação da qualidade do Website de Transtornos da Alimentação: uma revisão sistemática de um desafio pendente. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.9, pp. 2489-2497. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000900029.

Revisão sistemática de artigos provenientes de periódicos com revisão por pares, estudando os textos completos em todos os casos. Os Descritores selecionados foram:"Transtornos Alimentares" e "Internet". A análise descritiva foi realizada para as variáveis selecionadas, e o teste exato de Fischer foi usado para analisar a presença de uma relação linear entre variáveis qualitativas. Dos 7 estudos revistos, 5 (71.42%) enfocaram critérios de conteúdo e 2 (28.57%) examinaram tanto critérios documentais e de conteúdo. A qualidade documental foi estudada usando-se dois instrumentos de avaliação desenvolvidos por dois dos autores, compreendendo um conjunto de 20 variáveis diferentes, 5 das quais eram comuns a ambos estudos (25% de percentagem de concordância observada). O teste exato de Fisher revelou significantes diferenças entre os dois questionários (p = 0.049). Apesar de terem sido encontrados instrumentos genéricos para avaliar a qualidade de sites dedicados a transtornos alimentares, nenhum questionário validado foi observado. A pesquisa nem mesmo localizou qualquer checklist ou simples ferramenta que poderia ser utilizada por consumidores de informação em saúde disponível na rede.

Keywords : Transtornos da alimentação; Internet; Controle de qualidade; Informação de saúde ao consumidor.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English