SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue10Quality of the Information System on Live Births /SINASC: a critical analysis of published studiesThe evolution of maternal and child healthcare and birth weight in the State of Pernambuco in 1997 and 2006 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GALANO, Eliana et al. Entrevista com os familiares: um instrumento fundamental no planejamento da revelação diagnóstica do HIV/Aids para crianças e adolescentes. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.10, pp. 2739-2748. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001000022.

O estudo teve como objetivo apresentar a participação dos cuidadores na construção de estratégias para a comunicação do HIV às crianças soropositivas, assim como, discutir as intervenções que contribuiriam para a superação das dificuldades que comumente impedem os familiares a aceitarem esse processo. Participaram 23 cuidadores de 18 pacientes com indicação para revelação diagnóstica, acompanhados em dois serviços de Aids pediátrica no município de São Paulo, Brasil. Trata-se de  pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas semidirigidas. Os resultados demonstraram que legitimar os motivos pelos quais os cuidadores relutam em divulgar o diagnóstico às suas crianças, assim como suas motivações, são intervenções que contribuem para diluir resistências, facilitando a aceitação da revelação. A colaboração dos responsáveis forneceu subsídios valiosos para o direcionamento do processo de revelação diagnóstica, além de ter possibilitado o estabelecimento de um vínculo receptivo e favorável, capaz de minimizar inibições que poderiam ser prejudiciais à continuidade do processo.

Keywords : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; HIV; Criança; Adolescente; Cuidadores; Revelação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese