SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue10Knowledge of physicians and obstetric nurses about the prevention of neural tube defectsFrom surveillance to work-related accident prevention: the contribution of the ergonomics of the activity author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NIQUINI, Roberta Pereira et al. Avaliação do processo da assistência nutricional no pré-natal em sete unidades de saúde da família do Município do Rio de Janeiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.10, pp. 2805-2816. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001000028.

A assistência nutricional tem grande relevância no pré-natal e as equipes de saúde da família têm papel importante na ampliação da cobertura do cuidado pré-natal. Desta forma, este estudo teve o objetivo de avaliar o processo da assistência nutricional no pré-natal em sete unidades de saúde da família do Município do Rio de Janeiro. Um estudo transversal foi conduzido em 2008 e foram entrevistadas 230 gestantes e obtidas as cópias dos cartões de pré-natal. Avaliou-se a conformidade do processo com critérios e normas pré-determinados pelo Ministério da Saúde. Os resultados indicaram que a aferição e o registro no cartão de pré-natal da pressão arterial e do peso, bem como a prescrição de suplementos e exames de sangue estão estabelecidos como rotinas do pré-natal. Também indicaram que, no cartão, há sub-registro de: estatura, peso inicial, edema, IMC por semana gestacional e resultados de exames. Verificou-se a carência de orientações específicas sobre utilização do sulfato ferroso, consumo de alimentos e ganho de peso. Os resultados revelaram uma grande necessidade de assistência nutricional e deficiências no seu processo, o que aponta para a importância do treinamento da equipe mínima e da implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Keywords : Assistência pré-natal; Nutrição pré-natal; Avaliação em saúde; Avaliação de Processos; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese