SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue10From surveillance to work-related accident prevention: the contribution of the ergonomics of the activityEvolution of worker's health in the social security medical examination in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LUZ, Verônica Gronau et al. Trabalho e desgaste de migrantes no corte manual de cana de açúcar no Estado de São Paulo, Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.10, pp. 2831-2840. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001000030.

Descrever o trabalho de cortadores manuais de cana de açúcar avaliando o comportamento nutricional e a composição corporal do início ao final da safra. Estudo descritivo longitudinal de cortadores na região de Piracicaba, São Paulo, Brasil, por meio de um questionário sociodemográfico e antropométrico que permitiu medir Índice de Massa Corporal, Percentual de Gordura Corporal e Circunferência Muscular do Braço em três momentos. Ao final da safra foi dosada a Creatina Quinase na isoforma esquelética, proteína C reativa e ureia plasmática. Durante nove meses, 30 homens safristas migrantes nordestinos (Ceará), com idade de 18 a 44 anos foram estudados. Os trabalhadores tiveram perda significativa de gordura corporal e peso na primeira metade da safra. A maioria ganhou massa magra e os mais velhos na atividade ganharam menos. Dezoito trabalhadores apresentaram valores alterados de Creatina Quinase e quatro tiveram uréia alterada dentre os 24 que cederam sangue. O trabalho no corte de cana gera perda de peso e gordura corporal e aumento de massa magra que se desgasta com a história de trabalho em safras sucessivas. Pode ainda causar alteração de marcadores bioquímicos de inflamação crônica sistêmica. Novos estudos permitirão entender a relação esforço, desgaste, longevidade laboral e saúde no corte de cana.

Keywords : Saúde do trabalhador; Estado nutricional; Antropometria; Condições de trabalho.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English