SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue11Access to Primary Healthcare services: still a way to goAccess, educational practice and empowerment of patients with chronic diseases author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BOUSQUAT, Aylene; GOMES, Adriana  and  ALVES, Maria Cecilia Goi Porto. Acesso realizado ao Programa de Saúde da Família em área com "alta" cobertura do subsistema privado. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 2913-2921. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100008.

O perfil do acesso realizado aos distintos serviços ofertados pelo PSF em área com importante cobertura do sistema privado é identificado em unidade de saúde na cidade de Santo André, estado de São Paulo. A amostra, em duas fases, foi delineada partindo do pressuposto de que o uso possível das atividades ofertadas pela estratégia saúde da família não é uniforme, com base neste uso foram considerados três grupos populacionais: residual, parcial e completo. Foram entrevistadas 175 pessoas, a população cadastrada é composta por 0,5% de usuários com perfil completo, 31,0% parcial e 68,5% residual. Na análise bivariada observaram-se diferenças significantes entre os grupos parcial e residual em relação à idade, renda, trabalho, afiliação ao subsistema privado e anos de escolaridade. No entanto, as razões de prevalência, quando estimadas por meio do modelo múltiplo de Poisson indicam que os fatores que influem no perfil de acesso são afiliação ao subsistema privado e renda. Chama atenção que alguns serviços ofertados não alcancem mais de 20% da população cadastrada. Apesar da imensa potencialidade das propostas inovadoras incorporadas pelo PSF, observa-se uso seletivo de suas atividades pela população, fortemente influenciado pela afiliação ao subsistema privado e pela renda.

Keywords : Programa de saúde da família; Serviços de saúde; Acesso aos serviços de saúde; Atenção primária à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese