SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue11Access, educational practice and empowerment of patients with chronic diseasesThe viewpoint of health professionals on the role of basic units in the healthcare network of the Brazilian Unified Health System author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

COSTA, Samira Lima da  and  CARVALHO, Emílio Nolasco de. Agentes Comunitários de Saúde: agenciadores de encontros entre territórios. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 2931-2940. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100010.

O artigo apresenta reflexões produzidas a partir de uma série de encontros com Agentes Comunitários de Saúde, ao longo de dez anos. Identifica-se a consolidação de dois territórios existenciais, que ora se aproximam, ora se afastam: o do saber técnico em saúde e o do saber popular em saúde. A partir da análise de algumas falas de ACS e de reflexões que dialogam com o referencial teórico da área, o texto discute alguns dos dilemas e impasses do acesso e da adesão na ótica desses Agentes, bem como as estratégias cotidianamente inventadas a partir dos encontros que se dão entre esses dois territórios. Identifica-se o lugar do Agente Comunitário de Saúde como agenciador de fronteiras, atuando em alguns momentos como um inventor ou potencializador de zonas de contato entre territórios e, em outros, como um representante de um dos territórios no outro.

Keywords : Relações comunidade-instituição; Pessoal técnico de saúde; Agentes Comunitários de Saúde; Acesso aos serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese