Services on Demand
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Similars in SciELO
Bookmark
Ciência & Saúde Coletiva
Print version ISSN 1413-8123
Abstract
MEDEIROS, Cássia Regina Gotler; MENEGHEL, Stela Nazareth and GERHARDT, Tatiana Engel. Desigualdades na mortalidade por doenças cardiovasculares em pequenos municípios. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 2953-2962. ISSN 1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100012.
Estudo ecológico que teve por objetivo identificar a mortalidade por doenças cardiovasculares nos municípios da 16ª Regional de Saúde (RS), no período de 2003 a 2007, verificando diferenças entre eles, a distribuição por sexo e idade e relacionando o coeficiente médio de mortalidade do período com variáveis socioeconômicas, de investimento, de cobertura e de acesso em saúde, buscando identificar alguns fatores que poderiam ser significativos para explicar estas diferenças. Foi realizada análise de correlação e regressão múltipla. Os resultados indicaram que em municípios com até 5000 habitantes a cobertura da Estratégia Saúde da Família pode representar um fator protetor melhor do que nos municípios maiores e a renda per capita tem menor influência na mortalidade. Encontrou-se relação direta entre as internações por doenças cardiovasculares e a mortalidade, principalmente nos municípios maiores. A regressão múltipla mostrou a despesa em saúde por habitante/ano como o fator mais relacionado com o aumento da mortalidade. Concluiu-se que as variáveis selecionadasno estudoexplicam apenas parcialmente as diferenças na mortalidade por doenças cardiovasculares em um grupo de municípios similares de uma regional de saúde no sul do Brasil.
Keywords : Doenças cardiovasculares; Desigualdades em saúde; Avaliação em saúde; Políticas públicas de saúde; Fatores socioeconômicos.









