SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue11The viewpoint of health professionals on the role of basic units in the healthcare network of the Brazilian Unified Health SystemRegional differences in access to coronary bypass surgery in Brazil, 2002-2010 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MEDEIROS, Cássia Regina Gotler; MENEGHEL, Stela Nazareth  and  GERHARDT, Tatiana Engel. Desigualdades na mortalidade por doenças cardiovasculares em pequenos municípios. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 2953-2962. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100012.

Estudo ecológico que teve por objetivo identificar a mortalidade por doenças cardiovasculares nos municípios da 16ª Regional de Saúde (RS), no período de 2003 a 2007, verificando diferenças entre eles, a distribuição por sexo e idade e relacionando o coeficiente médio de mortalidade do período com variáveis socioeconômicas, de investimento, de cobertura e de acesso em saúde, buscando identificar alguns fatores que poderiam ser significativos para explicar estas diferenças. Foi realizada análise de correlação e regressão múltipla. Os resultados indicaram que em municípios com até 5000 habitantes a cobertura da Estratégia Saúde da Família pode representar um fator protetor melhor do que nos municípios maiores e a renda per capita tem menor influência na mortalidade. Encontrou-se relação direta entre as internações por doenças cardiovasculares e a mortalidade, principalmente nos municípios maiores. A regressão múltipla mostrou a despesa em saúde por habitante/ano como o fator mais relacionado com o aumento da mortalidade. Concluiu-se que as variáveis selecionadasno estudoexplicam apenas parcialmente as diferenças na mortalidade por doenças cardiovasculares em um grupo de municípios similares de uma regional de saúde no sul do Brasil.

Keywords : Doenças cardiovasculares; Desigualdades em saúde; Avaliação em saúde; Políticas públicas de saúde; Fatores socioeconômicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese