SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue11Study on blindness: mortality of patients with chronic kidney disease during non-elective hemodialysisFactors associated with difficulty of access of the elderly with disabilities to the health services author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PINHEIRO FILHO, Francisco Percival  and  SARTI, Flávia Mori. Falhas de mercado e redes em políticas públicas: desafios e possibilidades ao Sistema Único de Saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 2981-2990. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100015.

Os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) impõem uma estrutura de assistência baseada em redes de políticas públicas que, combinada ao modelo de financiamento adotado, conduz a falhas de mercado. Isso impõe barreiras à gestão do sistema público de saúde e à concretização dos objetivos do SUS. As características institucionais e a heterogeneidade dos atores, aliadas à existência de diferentes redes de atenção à saúde, geram complexidade analítica no estudo da dinâmica global da rede do SUS. Há limitações ao emprego de métodos quantitativos baseados em análise estática com dados retrospectivos do sistema público de saúde. Assim, propõe-se a abordagem do SUS como sistema complexo, a partir da utilização de metodologia quantitativa inovadora baseada em simulação computacional. O presente artigo buscou analisar desafios e potencialidades na utilização de modelagem com autômatos celulares combinada com modelagem baseada em agentes para simulação da evolução da rede de serviços do SUS. Tal abordagem deve permitir melhor compreensão da organização, heterogeneidade e dinâmica estrutural da rede de serviços do SUS e possibilitar minimização dos efeitos das falhas de mercado no sistema de saúde brasileiro.

Keywords : Gestão em saúde; Falhas de mercado; Sistema Único de Saúde; Redes de políticas públicas; Sistema complexo; Modelagem baseada em agentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese