SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue11Market and public policy network failures: challenges and possibilities for the Brazilian Unified Health SystemTherapeutic itineraries of users of medication in a unit of the Family Heatlh Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

AMARAL, Fabienne Louise Juvêncio dos Santos; MOTTA, Márcia Heloyse Alves; SILVA, Laíla Pereira Gomes da  and  ALVES, Simone Bezerra. Fatores associados com a dificuldade no acesso de idosos com deficiência aos serviços de saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 2991-3001. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100016.

Este estudo propõe analisar quais variáveis se associam com a dificuldade no acesso de idosos com deficiência aos serviços de saúde. Trata-se de um estudo observacional analítico de caráter transversal, com uma amostra de 244 idosos com deficiência. Foram agrupados dados pertinentes ao perfil socioeconômico, à caracterização da deficiência e às condições de acessibilidade aos serviços de saúde. Para análise estatística descritiva e analítica dos dados, foi utilizado o software Statistical Package for the Social Science, versão 11.0. As variáveis de proteção para a dificuldade em ser atendido nos serviços de saúde foram: ausência de esgotos, bueiros, dejetos, sacos de lixos, ou pisos quebrados; ausência de degraus nas calçadas e existência de calçamento; presença de transporte; facilidade na marcação de consultas; e o baixo tempo de espera para ser atendido. O somatório dos fatores expostos mostra que as barreiras arquitetônicas e situação atual de atenção à saúde precisam ser adequadas, visando o ingresso e utilização plena dos idosos com deficiência aos serviços de saúde.

Keywords : Envelhecimento; Pessoas com deficiência; Acesso aos serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese