SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue11Factors associated with difficulty of access of the elderly with disabilities to the health servicesA method for the implementation and promotion of access to comprehensive and complementary primary healthcare practices author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GUERIN, Giliane Dorneles; ROSSONI, Eloá  and  BUENO, Denise. Itinerários terapêuticos de usuários de medicamentos de uma unidade de Estratégia de Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 3003-3010. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100017.

Itinerários terapêuticos representam os caminhos percorridos por indivíduos na tentativa de solucionar seus problemas de saúde. Este trabalho analisou o percurso de usuários, quando não foram atendidas as necessidades prescritivas de medicamentos em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre, RS. Utilizou-se o cadastro de usuários que não tiveram suas necessidades prescritivas atendidas, efetuou-se um questionário em visita domiciliar. Os entrevistados usuários tinham idade entre 53 e 85 anos. Os principais problemas relatados foram a falta de recursos financeiros, dificuldade física de locomoção, efeitos colaterais, receita médica não legível, falta do medicamento nas Farmácias Distritais, receios relacionados a efeitos atribuídos ao medicamento, "burocracia". Quando não disponível o medicamento na unidade de saúde, a maioria dos usuários (60%) referiu comprar. Com relação à comunicação da equipe de saúde da família na orientação dos fluxos que o usuário deveria acessar para adquirir o medicamento, 25% dos entrevistados referiram que a equipe não forneceu informações necessárias para a aquisição do medicamento que estava faltando.

Keywords : Itinerário terapêutico; Assistência farmacêutica; Medicamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese