SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue11Analysis of demand for family medical care in Brazil using the International Classification of Primary CareAccess to primary health care in a sanitary district of Salvador author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

JULIANO, Ester Feche Guimarães de Arruda; FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz; COUTINHO, Sonia Maria Viggiani  and  MALHEIROS, Tadeu Fabrício. Racionalidade e saberes para a universalização do saneamento em áreas de vulnerabilidade social. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 3037-3046. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100020.

A adoção de princípios de equidade e universalidade previstos na legislação do setor de saneamento demanda discussões sobre inovação. O modelo existente foi capaz de suprir demandas sanitárias, mas não conseguiu atender todas as áreas do país, restando disparidades em regiões carentes. A universalização do saneamento exige identificação dos saberes que irão promovê-la e análise do modelo hoje adotado, para chegar-se a nova proposição. Exige reflexão de como diferentes visões sobre o processo de saneamento são percebidas e consideradas para definição de políticas públicas, especialmente na saúde, e na compreensão de suas complexidades e importância na confirmação de práticas sociais e de desenhos organizativos. Os modelos organizativos e dispositivos são debatidos para contribuir à universalização dos serviços em áreas urbanas por meio da revisão bibliográfica e avaliação de práticas do setor. Como conclusão, entende-se que aceitar um determinado conceito ou ideia em saneamento implica escolher certas intervenções efetivas sobre a rede e a vida dos usuários individuais, e implica uma redefinição do espaço em que se exerce o controle e gestão das redes de saneamento, de modo que os usuários conectados sejam entendidos como coletivos com diferentes interesses.

Keywords : Universalização; Saneamento; Vulnerabilidade; Saúde; Inovação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese