SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue11Rationale and knowledge for the universal implementation of sanitation in areas of social vulnerabilityAccess to dental care during prenatal assistance author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

OLIVEIRA, Luciano Sepúlveda et al. Acessibilidade a atenção básica em um distrito sanitário de Salvador. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 3047-3056. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100021.

A procura e utilização dos serviços de saúde resulta de um conjunto de determinantes que incluem características socioeconômicas, demográficas, de saúde e da organização da oferta dos serviços. OBJETIVO: Caracterizar a acessibilidade e a utilização de serviços de saúde em duas Unidades de Saúde da Família (USF) do Distrito Sanitário da Liberdade (DSL), caracterizando o perfil de utilização e identificando fatores relacionados à acessibilidade sócio-organizacional e geográfica. MÉTODOS: Estudo transversal de base populacional com indivíduos de idade entre 20 e 75 anos, residentes da área de abrangência de duas USF. Analisou-se a acessibilidade segundo a procura ao serviço de saúde, a partir das características sócio-organizacional e geográfica e a utilização para consultas médicas na USF de referência. RESULTADOS: Mais de 50% dos entrevistados procuraram o serviço das USF e destes 78,7% afirmaram ter utilizado a consulta. Em relação à acessibilidade organizacional encontraram-se problemas como longo tempo de espera pela consulta. DISCUSSÃO: Barreiras geográficas foram encontradas no processo de utilização da USF, contudo estas não impediram a realização da consulta. A utilização da USF local foi maior entre as pessoas com menor nível socioeconômico.

Keywords : Acessibilidade a serviços de saúde; Utilização; Estratégia Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese