SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue11Access to dental care during prenatal assistanceDelay in the search for health services for the diagnosis of tuberculosis in Ribeirao Preto, Sao Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

OLIVEIRA, Raimunda Félix de; ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro de  and  GOYA, Neusa. Acesso e integralidade: a compreensão dos usuários de uma rede de saúde mental. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 3069-3078. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100023.

Objetivo do presente trabalho foi analisar as compreensões dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial sobre a atenção em saúde mental, com foco na integralidade e no acesso. Estudo de abordagem qualitativa com referencial teórico-metodológico da Avaliação de Quarta Geração e aplicação da técnica do Círculo Hermenêutico Dialético. Foram entrevistados 12 usuários de dez serviços de saúde mental de Fortaleza, de março a maio de 2011. Os temas do estudo foram agrupados a partir das narrativas, tendo como referencial de análise a hermenêutica de Paul Ricoeur. As categorias temáticas trabalhadas foram: compreensões sobre atenção em saúde mental; tempos quebrados: conflitos entre as ofertas e as necessidades subjetivas de receber; aproximações e distanciamentos: entre a tutela e autonomia; ausência e pertença: CAPS aberto e não comunitário e entre o estigma e a humanização do cuidado. Os principais achados: os CAPS são vistos como espaço de convivência capaz de estabelecer redes afetivas e sociais; estigmas, preconceitos e tutela estão presentes nos serviços, nas famílias e na comunidade; as práticas manicomiais persistem nos serviços substitutivos; a humanização do cuidado amplia o acesso e o vínculo com os serviços; a trajetória dos usuários no SUS ocorre devido às suas necessidades sociais e de saúde.

Keywords : Acesso; Integralidade; Saúde mental; Compreensão; Hermenêutica; Redes sociais e comunitárias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese