SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue11Delay in the search for health services for the diagnosis of tuberculosis in Ribeirao Preto, Sao PauloEvaluation of the pre-test counseling process in the HIV Testing and Counseling Centers in Rio de Janeiro State: the perception of users and health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FERREIRA, Débora Carvalho  and  SILVA, Girlene Alves da. Caminhos do cuidado: itinerários de pessoas que convivem com HIV. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 3087-3098. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100025.

O adoecimento pelo HIV na atualidade apresenta-se como crônico e controlável. Assim, torna-se pertinente considerar as implicações das trajetórias individuais da busca de cuidado na vida cotidiana de seus portadores. Essas trajetórias são configuradas pelos caminhos que os usuários fazem em busca de respostas a seu adoecimento. Este estudo, de caráter qualitativo, objetivou analisar o itinerário terapêutico das pessoas convivendo com HIV/Aids. Os sujeitos da pesquisa foram homens e mulheres com o vírus HIV, assistidos em um Serviço de Assistência Especializada e no Hospital Universitário, ambos públicos localizados em um município de Minas Gerais. A abordagem dos participantes deu-se por meio de entrevista e para análise dos dados elegeu-se a técnica de análise temática. Dos caminhos singulares que desenharam essas narrativas, emergiram os itinerários dessas pessoas que convivem com o HIV. Estes abrangeram temas como as peregrinações e a forma de entrada no sistema de atendimento, as implicações do custo e acesso, a gestão do tratamento e a importância das relações de vínculo. Essas questões que nortearam a organização do trabalho permitiram inferir sobre as fragilidades e as fortalezas presentes no sistema de atendimento ao portador do HIV, ao ser considerada a vivência pessoal desses indivíduos em primeiro plano.

Keywords : HIV; Aids; Processo de saúde e doença; Cuidados de saúde; Ciências sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese