SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue11Characteristics of the access and utilization of public dental services in medium-sized citiesCare for patients with Chronic Kidney Disease at the primary healthcare level: considerations about comprehensiveness and establishing a matrix author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MACHADO, Márcia Maria Tavares et al. Características dos atendimentos e satisfação das mães com a assistência prestada na atenção básica a menores de 5 anos em Fortaleza, Ceará. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.11, pp. 3125-3133. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001100028.

Este estudo tem por objetivo descrever aspectos relacionados às dimensões de acesso, características do atendimento e fatores associados à satisfação das mães em Fortaleza, Ceará. Estudo observacional, transversal, de base populacional, realizado em 2008. Foram incluídas famílias que tinham ao menos uma criança menor de 5 anos residindo no domicilio e que fossem usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Para as associações estatísticas utilizou-se o qui-quadrado de Pearson e quando pertinente o teste exato de Fisher. Participaram do estudo 350 famílias. A maioria dos motivos alegados para a consulta era por doença e, em maior escala, realizada por médicos; dois terços das mães referiram ter ficado satisfeitas com o ultimo atendimento recebido pela criança. Os principais fatores associados a essa satisfação foram: o profissional ter tratado a mãe/criança pelo nome, o atendimento ter ocorrido no dia em que a mãe necessitou e a sala de espera da unidade possuir entretenimento. O acesso à atenção primária foi bem avaliado, sendo considerado como um ponto positivo. A satisfação das usuárias está relacionada com a relação estabelecida com os profissionais de saúde, porém a organização do serviço e a infraestrutura das unidades ainda são considerados pontos frágeis.

Keywords : Avaliação; Programa Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Saúde da criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese