SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue12Discourses of primary mental healthcare teams on addressing gender violence within the context of relationshipsSelf-medication among university students: the influence of the field of study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FONTANELLA, Bruno José Barcellos  and  GOMES, Romeu. Prevenção da AIDS no período de iniciação sexual: aspectos da dimensão simbólica das condutas de homens jovens. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.12, pp. 3311-3322. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001200016.

Para aprofundar a compreensão sobre o uso não consistente do preservativo, objetivou-se caracterizar aspectos das significações simbólicas das práticas sexuais de jovens do sexo masculino. Entrevistas de 42 sujeitos, cujas iniciações sexuais começaram no final dos anos 90, foram abordadas qualitativamente por meio de análise de enunciados e interpretadas sob as perspectivas teóricas dos roteiros sexuais e do habitus masculino. Eles enfatizaram a importância de exames sorológicos e da análise biográfica das parceiras (para gerar "confiança") e tenderam a utilizar uma semiotécnica não fundamentada para avaliar o estado de saúde delas. Estabeleceram uma tipologia diádica: parcerias "não fixas" e "fixas", exercitando respectivamente dois tipos de roteiros quanto ao uso do preservativo: para prevenção de AIDS-DST e gravidez ou somente para prevenir gravidez. As narrativas resultariam, dentre outros fatores, de um processo de biomedicalização de aspectos de suas sexualidades e de anseios de relacionamentos afetivo-sexuais estáveis e monogâmicos. Entre os participantes, as importantes e recentes mudanças nos roteiros sexuais intrapsíquico e interpessoal não parecem ser, por ora, acompanhadas de mudanças igualmente profundas nos roteiros culturais ou de habitus masculino.

Keywords : AIDS; Conduta de saúde; Comportamento do adolescente; Sexualidade; Autocuidado; Masculinidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese